segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Memórias Crônicas e Declarações de Amor

.........EPISÓDIO DE HOJE: Lilia Cabral

Olá amigos!!!... Depois do meu sumiço de mais de uma semana, cá estou eu pra revelar a vocês a minha DIVA do teatro e da teledramaturgia. Queria fazer isto antes do FAUSTÃO, mas devido alguns imprevistos, ele acabou colocando a carroça na frente dos bois.

Eu sempre fui noveleiro, desde bebe Sempre recordei os nomes de novelas, dos artistas, as músicas e aberturas, e Lilia Cabral sempre esteve na minha lembrança de infância quando participou da novela TIETA com a personagem de nome Amorzinho, uma beata daquelas arretadas, mas que vivia de olho nos homens da cidade. Ela gritava o nome de sua amiga Cinira tão alto que aquilo se perpetuou em minha mente.
Dali começou minha admiração em vê-la atuar. Guardei uma imagem cômica de Amorzinho, pois seu personagem era muito divertido. Ali Lilia já roubava a cena, como faz até hoje.

Aos 53 anos, casada, e com uma filha de 12 anos, Lilia Cabral já relatou em algumas entrevistas, sobre a difícil convivência com o pai que morreu em 1995. Segundo Lilia, por ter sido um homem frustrado, humilhava sua mãe na frente de toda família, descontando nela tudo o que não conseguia realizar. Cabia à Lilia (filha única) defendê-la, pois submissa, sua mãe sempre ficava quieta nas brigas. E afirma que alí a violência verbal era tão dura quanto um tapa.
Para chegar na carreira de atríz, Lilia soube lidar com o autoritarismo de forma exemplar. Ao largar a família para correr em busca de seu sonho, ela foi deserdada pelo pai, que também lhe impediu de visitar sua mãe. Aos 23 anos Lilia se viu sozinha na cidade do Rio de Janeiro, onde começou a construir a sua carreira e sua vida.
Foi a partir das lembranças da mãe que ajudou ela a compor o personagem de Catarina na novela A Favorita, uma esposa submissa que era agredida e humilhada pelo marido (Jackson Antunes).

Outro personagem que me recordo muito bem foi de Goreth em Anjo Mau. Uma mulher batalhadora, que tinha uma pequena loja de vestido de noivas em seu bairro. Me lembro até do nome da loja: Noivas de Maio. Dali tirava o sustento com muito sacrifício e juntava um dinheirinho para os estudos de sua filha interpretada pela atriz Samara Felipo em seu primeiro trabalho na televisão (antes de malhação). Goreth sofria pela falta de carinho da filha, que a humilhava sempre por não ter prosperado nos negócios e por manter uma vida simples e medíocre, criticando e debochando da cafonisse da mãe. Este era o drama de Goreth, cuja filha não lhe dava valor.

Em 1988, quando a mãe de Lilia morreu, ela entrou numa crise de pânico. Buscou ajuda na análise terapêutica, um recurso do qual faz uso até hoje, pois lhe ajuda ter paciência e enfrentar os problemas atuais e os fantasmas do passado de forma coerente. E essa terapia lhe ajudou até para fazer o filme DiVã (2009), em que sua personagem é uma mulher moderna que descobre sentimentos reprimidos ao procurar um analista.

Com Manuel Carlos, Lilia fez quatro novelas: História de Amor, Laços de Família, Páginas da Vida e a atual Viver a Vida. Todas com personagens de muito drama, intensos e de muito sucesso. Segundo Manuel, a Lilia é umagrife da dramaturgia, que motiva um autor, um diretor e todo um elenco. Tê-la no elenco é ter um percentual já muito grande de sucesso. E concordo em gênero número e grau.
Esses dias, estava eu assistindo Viver a Vida, e lá estava Lilia, tomando café e roubando a cena, até mesmo para passar uma mantega na torrada. Uma cena tão simples, mas tão bem conduzida e bem feita que fico muito satisfeito em ser fã número 1 de tamanha grandeza de profissionalidade.

Na novela Viver a Vida, Lilia interpreta Tereza, uma mulher um tanto rancorosa devido ao fracasso de um casamento de 30 anos. Uma mãe forte como uma leoa, que se depara com a situação de ajudar a filha Luciana (Aline Moraes) a superar as dores da fatalidade de um acidente que a deixou tetraplégica.
Na novela, a música tema de sua personagem chama-se Gostava Tanto de Você, de Tim Maia e interpretada por Tânia Mara. O diretor Jaime Monjardim resolveu presenteá-la com a música, pois Lilia é fã numero 1 de Tim.
É assim que Lilia está comemorando seus 30 anos de carreira, em grande estílo, numa novela super bem escrita, com um autor que ela tem como pai, e dando um banho de veracidade e brilhantismo.

Vejam no vídeo a minha cena predileta de Lilia, um monólogo muito chocante e emocionante exibido na última semana da novela PÁGINAS DA VIDA em 2008. Carregue o vídeo enquanto leia o post.





Parabéns Lilia, pelos obstáculos da vida que você venceu com muita ousadia, ter construído uma carreira sólida, com muita garra e competência e ser essa pessoa simples, verdadeira e de muito bom humor.

Sou seu fã número 1 e você faz parte de minhas Memórias Crônicas e Declarações de Amor.


21 comentários:

  1. Oi Dan, q linda a homenagem q vc fez a ela.
    Concordo com vc, ela é uma atriz magnígfica, da qual faz com que admiremos cada vez mais seu trabalho, por tanto empenho, tanto sentimento que ela empresta as personagens.
    Eu vi a entrevista dela e achei massa demais, quase chorei junto, rsrsrs.
    Ótimo texto como sempre Dan.
    Um abração bem especial.:)

    ResponderExcluir
  2. Olha, só mesmo uma atriz de alto nível como a Lília Cabral é capaz de fazer um monólogo de um bloco inteiro na novela!

    ela é otima mesmo!

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gente eu não sabia desse seu lado noveleiro.
    Ficou uma homenagem linda. E vê se não fica tão sumido né?
    enfim participe com a gente da postagem coletiva. Sobre música. É uma parceria dos Blogs Furo e Ká Entre Nós. Os blogueiros estão convidados a fazer uma postagem sobre seus estilos músicais, o que gostam ou não e a partilhar com a gente sua TOP 5 play list. Nossa última postagem coletiva foi um show. 115 blogueiros participaram. Visite o Ká Entre Nós ou o Furo LM para melhores informações. Ou aqui http://toaquivocetambem.blogspot.com/2009/12/flash-mob-postagem-coletiva.html
    Convide seus amigos blogueiros via msn, e-mail, orkut, twitter, torpedo, SMS... vamos fazer a blogosfera vira uma grande MTV com os mais variados estilos.
    Abraços
    Jay

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm adoro o trabalho dela.
    E agora nessa, ela está lindaaa. o/

    Ps: Quantos aos livros do Sidney Sheldon, eu não conheço nenhum. Mas vou dar uma olhada neles depois. =D

    Beijo grande Dand, boas festas pra ti querido.

    ResponderExcluir
  5. Daniiiii lindo a sua homenagem...
    O video é maraa..
    parecia que ela tava louca...
    eu assisti essa novela mas nao me lembro muito bem de tudo...
    mas foi MARAAAA
    hahahahahahahhaha
    beijooo meu lindinhooo

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela visita e por seu comentário. Hoje a conexão está dando uma colher de chá, , estou conseguindo abrir alguns blogs menos carregado e deixar o meu profundo agradecimento - é muito bom poder contar com você. Aos pouquinhos eu vou dando conta de tantos amigos, de tantos comentários e de tantas leituras interessantes que aparece. Divulgar esse imenso país com suas belezas naturais e multiplicidades culturais é a minha verdadeira intenção, afinal ninguém pode amar aquilo que não conhece, não é verdade ? Eu me apaixonei pelo Brasil aos 12 anos de idade quando li Ariano Suassuna em "O Auto da Compadecida" - Chicó foi o meu primeiro amor..Penso que falta ao povo brasileiro é esse sentimento de pertencimento, de vontade de preservar o seu espaço lutando por um mundo cada vez melhor. Vemos tantas coisas na TV, escandalos de dinheiro em cueca, em bolsas, em malas e até na meia. Se essa raça de políticos amassem o Brasil e seu povo, isso não aconteceria. Com certeza que não. Porque eles só estão pensando neles próprios, dane-se quem vem atrás : farinha pouca, meu pirão primeiro, é o pensamento de quem não tem esse sentimento de pertencimento por uma nação tão linda, tão especial. Sim, porque aqui ainda é o melhor lugar para se morar. Por isso faço questão de divulgar a nossa cultura, o nosso povo, quem sabe um dia a ficha cai...Pode até ser uma ideologia, mas acredito que o melhor caminho seja a educação, o conhecimento.
    Só sei que a coisa me parece estar dando certo, porque até já andei conhecendo alguns blogs iguais aos meus, a cópia é tão grande que até o layout e o corpo de letras são iguais - assim ninguém merece...
    Que a Paz e o Bem estejam sempre com você e mais uma vez muito obrigada pelo seu carinho para com o meu trabalho.
    Um grande abraço,
    Silvana Nunes.'.
    Saudações Florestais !
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amigo, divido com você a admiração por essa atriz maravilhosa que é a Lília. Não perco uma novela que ela faz, e acho sua interpretação extremamente verdadeira, e carregada de uma classe e emoção incríveis! Parabens pela postagem, ficou massa. Adorei. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Amigo, que homenagem bunita.
    Adorei. Eh tenho que concordar que ela e otima no que faz mesmo! adoro ver ela na TV.
    A cena que esta no video e mto boa, mto emocionante.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  9. cara, não gosto e não vejo novela, mas conheço o trabalho dela no cinema e posso dizer que realmente ela é muito boa.

    ResponderExcluir
  10. ah, te adicionei na minha blogosfera!

    ResponderExcluir
  11. :) olá!
    Tem muito bom gosto para escolher uma diva.
    Lilia Cabral é memso um espetáculo à parte.

    Também sempre fui muito noveleira. Agora, muito menos que antes. E as novelas do Manoel Carlos eu praticamente não perdia um capítulo. Pq ele escreve com o ritmo muito próximo da realidade.

    Goreth tbem ficou marcada na minha memória. Em páginas da vida ela estava estupenda. E maravilhosa em "a favorita". No filme Divã ela dá um show. Talentosíssima.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii querido, estou de volta!!
    Nossa e me deparo com essa bela homenagem para uma atriz lindíssima, tanlentosíssima e o principal BRASILEIRA: Lília Cabral!!
    É, ela é mesmo uma granda e excelente atriz.
    Meus parabens, por ter um "gosto" tão bom hehe

    Bem, passo pra te desejar um óoootimo ano novo, ótimo natal e tudo de bom pra te.
    Que neste ano que se aproxima, suas inspirações possam vim em dobro. Abraços, de Mel.

    ResponderExcluir
  13. Olá, amigo..
    Desculpe a ausencia, final de ano , trabalhando por demais, esses dias eu fiquei pensando, e decedi promover a BLOGAGEM COLETIVA ( Contra Violência), faça parte dessa campanha, e vamos fazer a diferença.

    Venha comigo, pegue seu selo,
    Aguardo você no AUSÊNCIA INSTÁVEL.

    Eu amo essa mulher, sou fã dela, elas tem umas expressões perfeitas, e sempre entra no seus papeis perfeitamente;

    Abração.

    ResponderExcluir
  14. Que delícia sua visita virtual :) adorei
    A genet sabe que quando alguém é sagitariano, as chances de ser gente boa são bem maiores. :) Afinal, sagitariano não tem muita frescura e topa qq parada. rs
    beijos

    ResponderExcluir
  15. oie meu keridu e amadu grandi migoh Dand td crt cntg???
    bom sobre seu post mandou mt bem ele é incrivel, dá um show, cara tiru o xapeu pra lea tbém nessa novela ela esta mais incrivel ki nas otras, pra t falar avrss naum sabia ki ela tinha tidu um ahistória taum complikada assisti o faustaum no domigo. o pai dela, a familia enfim a mulher sofrei, mais ela deu uma linda lição né Dand, qndu se ker di vrdd tem ki correr atrás mesmu ki naum seja a vontadi dos demias e ki a nosas vontada seja apenas realizar um sonho e naum machucar ninguém ,
    ela conseguiu uki keria hj é maravilhosa e podemos tbém conquistar basta kere.
    agora sobre seu comentíssss tem medo di ladrão e bixos no geral???? bom aranha é fogo mais ainda continuo naum a borboleta rsrsrsr...
    mt obrg por me linkar adoreiiiiiii.
    mt obrgd pela visita, pelo carinho e por td.
    volto pra t desejar um proximo ano de maravilhas volto aki.

    bjússsssssssssss milllllllllll
    Lena

    ResponderExcluir
  16. Noosa! Arrazo amigo.. Acertou em cheio..
    Lilia Cabral é um grande exemplo de talento e profissionalismo. Como vc mesmo disse, em uma simples cena, ela rouba todas as atenções, e se destaca realmente.
    Tenho Lilia como um exemplo, ela á DIVA, ela é uma excelente atriz, e uma pessoa encantadora.
    Aprendo mt com ela ao assistir seus trabalhos na televisão, é um grande incentivo pra mim que trabalho na área.. e pretendo um dia ser tão talentoso quanto ela..
    Parabéns amigo, lindo o texto. Arrazando como sempre ♥

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Trata-se de um mulherão. Admiro o trabalho dela, assisti pelo menos umas três novelas em que ela participou. Mas nunca fui de acompanhar regularmente novelas, essa que ela está trabalhando atualmente se assisti dez capítulos foi muito. Prefiro assistir entrevistas, ler matérias e filmes. Assisti Divã, excelente.

    Ah, é tão prazeroso falar de quem a gente gosta!
    Você se esbaldou por aqui, né? rs

    beijo

    ResponderExcluir
  19. Cara, me lembro tão pouco da Cinira, mas lembro que era uma personagem muuuito engraçada! Queria q Tieta fosse reprisada!
    Lilia Cabral é muito foda! Consegue fazer qualquer papel ter destaque. No filme "A Partilha" ela dá show junto com as 'irmãs'- e também ótimas atrizes - Andréa Beltrão, Glória Pires e Paloma Duarte.

    Fico feliz qdo grandes profissionais são reconhecidos e acho lindo qdo temos a oportunidade de homenageá-los! Eu mesmo já fiz isso lá no blog, com minha 'musa' Alanis Morissette! hehe Todos temos um momento tiete, né?

    Abço ^^

    ResponderExcluir
  20. Dand
    eu tbm adoro Lilia Cabral
    nunca esqueço dela em Chocolate com Pimenta, ela desapareceu por um tempo e depois voltou careca aUHUHUUHUHauhAUHauhauhAa
    sou meio noveleiro tbm, apesar d ter assistido só 4 novelas: Chocolate com Pimenta, Senhora do Destino, Da Cor do Pecado e, a melhor, Bang Bang kkk
    são 4 novelas só, mas ta valendo neh kk
    falooooo ae

    ResponderExcluir

Recomeçar

Recomeçar uma nova vida não é uma tarefa fácil. É necessário se despir de tudo que passou, de tudo que foi vivido, seja no amor, no traba...