quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

De Amor e Amizade

Crônicas para jovens
Clarice Lispector.


Uma Experiência

"Talvez seja uma das experiências humanas e animais mais importantes. A de pedir socorro e, por pura bondade e compreensão do outro, o socorro é dado. Talvez valha a pena ter nascido para que um dia mudamente se implore e mudamente se receba. Eu já pedi socorro. E não me foi negado.
Senti-me então como se eu fosse um tigre perigoso com uma flecha cravada na carne, e que estivesse rondando devagar as pessoas medrosas para descobrir quem lhe tiraria a dor. E então uma pessoa tivesse sentido que um tigre ferido é apenas tão perigoso como uma criança. E aproximando-se da fera, sem medo de tocá-la, tivesse arrancado com cuidado a flecha fincada."
Pág. 139.



Saudade



"Saudade é um pouco como fome. Só passa q
uando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para unificação é um dos sentimentos mais urgentes que tem na vida." Pág.141.





20 comentários:

  1. Hum! Adorei as citações de Clarice. Apesar de nunca ter conseguido ler uma obra dela, inteira. Acho que para ler alguns escritores precisamos estar preparados para isso. E eu não me considero preparado ainda para ler Clarice. Mas minha hora vai chegar. No entanto, adoro as coisas que ela escreve, como o que vc colocou ai.
    Abração, amigo! Adoro vc

    ResponderExcluir
  2. Nossa que coisa lindaa!!
    Ameiii...
    E outra tem uma surpresinha pra vc no meu blog
    depois dá uma passadinha lá!
    abraçooo!

    ResponderExcluir
  3. Claricear é sempre bom ... uma musa em minha vida ...

    thanks ao Dand por compartilhar ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. "(...)Se meu desejo mais antigo é o de pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de associações? Porque não é isso que eu chamo de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por exemplo que tudo o que me viesse de bom de dentro de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertencesse. Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar patética. É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de tragédia, então raramente embrulho com papel de presente os meus sentimentos(...)" Clarice Lispector em "A Descoberta do Mundo" (pág 110)

    ResponderExcluir
  6. Clarice sempre faz bem a alma.
    Adorei o blog!

    Te seguindo!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Conheci seu blog no espaço “Devaneios e mais" e gostei muito.Acho qu ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração.Você faz isso muito bem. Parabéns!
    Quero te convidar para conhecer meu blog, com o apoio da editora cia. das letras, estou sorteando um livro, acho que vai gostar.

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. saudade é um sentimento q ninguém gosta né... Mas ao mesmo tempo serve pra mostrar o quanto gostamos das pessoas e/ou coisas que estão longe de nós.
    Tem seu lado bom tbm

    E sobre a maconha
    Ok, respeito sua opinião. Mas se vc acha a palavra maconha "feia" KKK Relaxa. Vc pode chamá-la de Ganja, Marijuana, Hemp, Cannabis Sativa, Pantera, Beck ( Se fumado no back, lógico kkk) etc.

    Ainda vou escrever um post falando o que é verdade e o que é mito sobre a maconha. O que é cientificamente comprovado e o que é cientificamente manipulado. Vou compará-la ao álcool. Ai a gente faz um debate mais esclarecedor sobre assunto.

    abrazz meu querido

    ResponderExcluir
  9. belos textos!
    saudade de você no meu blog!

    ResponderExcluir
  10. LISPECTOR C., Clarice Lispector: Nas entrelinhas da escritura.Annablume,2001.

    ResponderExcluir
  11. Muito boas as citações de Clarice, contudo a que mexe muito comigo é a saudade, porque é o sinal de que estamos longe de pessoas que significam muito e as vezes também só percebemos que algumas pessoas são importantes nas nossas vidas quando estão distantes e sentimos saudades.

    ResponderExcluir
  12. HEHE obrigado por passar no meu blog, gostei por demais e realmente já estou te seguindo. Muito especial o seu blog principalmente no que diz em respeito a saudade. Eu já tive a saudade assim, e o pior é quando não se tem, nem ao menos a presença. Imagine se ter a pessoa por todo. O pior é que quando não se tem, este sentimento dá o lugar a um outro, que brigam: a dor. Porque esta, fica mais forte, e acaba amordaçando qualquer raíz e qualquer rotina que nos cerca. Adorei tudo aqui nobre amigo.

    Dan

    ResponderExcluir
  13. Oi, Daaaand.
    Bem, eu não conheço muito sobre Clarice e nunca tive muita vontade de conhecer, mas confesso que adorei as imagens do post.

    ~Até a próxima, que 2011 te traga tudo aquilo que 2010 não conseguiu.

    *DB*

    ResponderExcluir
  14. ótima postagem Dand!

    Essa mulher era realmente... LOUCA! (No bom sentido,é claro)
    Uma verdadeira... MONSTRA SAGRADA da literatura brasileira! Sempre me encanto ao ler as coisas que ela já escreveu.

    Abração e obrigado pelo comentário em meu blog. ^^

    ResponderExcluir
  15. Nem sei o que dizer! Tocam a alma!

    Tem que ser Clarice Lispector!

    ***

    BayjÖs!

    ;-D

    ResponderExcluir
  16. Eu as vezes fico a pensar como alguém pode passar pela vida (no caso nosso de brasileiros) sem conhecer Clarice L. Certo que ela não nasceu no Brasil, mas chegou aqui em seus primeiros meses de vida. É mais Brasileira que eu e vc e tals. Ela simplesmente me deixa sem palavras quando leio.
    Sobre seu post encanto puro. Duas partes lindamente bem escolhidas.
    Bom q gostou do post q fiz. Sabe de uma coisa, to gostando de suas visitas mais frequentes, me aquece de alguma forma.
    Bju e se cuida!

    ResponderExcluir
  17. Dan...

    Eu ultimamente tenho fikado com a saudade, ela tem me absorvido por completo...


    abraços!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Para matar a saudade, comer é pouco, é preciso devorar... rsrs

    E pedir por socorro não é errado para ninguém, afinal, somos todos seres indefesos...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Olá Dand
    Em julho vou voltar a Milho Verde, quem sabe você vai junto? Tenho certeza que vai amar.
    Bjão

    ResponderExcluir
  20. e aí Dand...qto tempo que não passo por aqui...Tudo bem contigo garoto?

    abração.

    ResponderExcluir

Recomeçar

Recomeçar uma nova vida não é uma tarefa fácil. É necessário se despir de tudo que passou, de tudo que foi vivido, seja no amor, no traba...