domingo, 31 de janeiro de 2010

Memórias Crônicas e Declarações de Amor

Episódio de Hoje: Uma infância verdadeiramente feliz - Anos 80 e 90.










Pois bem, isto não é um post, é uma bíblia da minha infância e de muitos de vocês também. Quem estiver disposto a ler tuuuudo isso, me responda uma coisa: Vocês que tiveram suas infâncias nos anos 80 e 90, é impossível esquecer,

eu sei que é impossível não é ? Porque vivenciamos a mais fantástica época, e afinal de contas foi a infância mais feliz sim, a mais divertida sim e a melhor sim, óbvio. Aproveitamos em todos os sentidos: Músicas, desenhos, escola, brinquedos e brincadeiras.

Pra começar, a gente andava de bicicleta e patins pra lá e pra cá, sem capacetes, joelheiras, caneleiras, cotoveleiras e outras leiras... Bebíamos água do filtro de barro, da mangueira, sem nenhuma preocupação com micróbios. Andavamos horrores de velotrol, contruíamos aqueles “famosos” carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte

de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater o record de velocidade. Eu como era um menino maluquinho descia o morro da casa da minha tia em velocidade máxima em tempo de espatifar a cara no chão...Coisas de criança pertubada. né?

Íamos brincar na rua com uma única condição: voltar para casa ao anoitecer depois de ter cansado no pique esconde.. pique pega.. pique estátua.. pique bandeira.... três cortes...Só não gostava de peladinha...mas era um bom goleiro hahaha. E vídeo game eu só tive um: Master Sistem 1, 2, 3....Adorava zerar o Sônic e o Super Mário Bros \o//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Não havia internet, não havia celular... Tínhamos aula só de manhã, fazíamos disputa de lancheiras e almoçavamos em casa. E nas escolas tínham bons e maus alunos. Os bons passavam de série o os maus ficavam reprovados e ninguém ia, por isso, num psicólogo ou psicoterapêuta. Não havia a moda do superdotado, nem se falava em dislexia nem problemas de concentração, e a hiperatividade estava começando a surgir como a novidade da época. Eu mesmo fiz diversos eletrocéfalogramas para medir o grau da minha, foi daí que entrei num tratamento que durou 4 anos. Eu era uma criança hiperativa, imagina ?


Quem nunca ficou com bolhas nos pés de tanto pular no

pogobol? Eu fiquei \o/


Quem nunca subia num lugar alto para jogar sua mola maluca e ver ela ir e voltar?

Eu subia \o/

E quando ela descia os degraus da escada..era tudo!


E quem nunca teve medo dessa cara maluca que tinha tempo pra ser montada? E quando o tempo acabava dava susto em todo mundo. Eu morria de medo \o/.



Se o Pense Bem foi o primeiro“notebook”da história nacional, Eu não sei

HAHA

HAHA!







Mas sei que Meu Primeiro Gradiente foi esse vermelhinho, isso foi com certeza. Eu passava horas gravando músicas do rádio na fitinha transparente que acompanhava e cantando. E que tive os dois modelos..já estava esquecendo disso.







A paixão e mania da minha vida foi o Lego. Quando ganhei de natal fiquei tão encantado e apaixonado que nem dormia mais. Só pensava em ficar montando castelos de lego. Fui ganhando mais legos e minha casa ficou impregnada. Tinha uma caixa só para guardar as pecinhas e um quarto só para brincar de pedreiro leguista. Os bloquinhos de construção foram sucesso e mania nas décadas de 80 e 90, mas perdeu força com a chegada dos brinquedos mais tecnológicos.





Confesso que já fui expulso da sala de aula por levar meu tamagochi sim. Também confesso que comprava muitos salgadinhos da

Elma Chips só pra colecionar Tazos sim.
Quanto mais eu tinha,
mais me sentia poderoso sim.HAHAHA.






PUNKY, A
LEVADA DA BRECA
A gente ficava colado com a cara na tv esperando Punky começar no SBT.


XUXA
Quando ela ainda não tinha Twitter, nem filha alfabetizada em inglês e a gente sonhava em ir embora com ela na nave não é mesmo?
"Bom estar com você, brincar com você, deixar correr solto o que a gente quiser.♪♪♪"




CHOCOLATE TURMA DA MÔNICA

Gente, por que será que tiraram de circulação? Tão gostoso! Eu comia a moldura e depois o personagem…Haha. ^^ .




MERECE DESTAQUE!


Acho que nada marcou tanto a minha infância quanto o Chaves e Chapolin. Posso assistir aos episódios trocentas vezes, e ainda sim eles me arrancam ótimas gargalhadas. Rí bastante com a bruxa Baratuxa e a palavra cabalística Parangaricotirimiruarum“, que transformava a pobre camponesa de nobre coração que ia todos os dias ao bosque recolher lenhas” em árvore, porque a nobre camponesa se recusou a casar com o filho feioso da bruxa. Morria de rir nos episódios em que o Chapolin usava a Corneta Paralisadora! A tinta invisibilizadora! Os aerolitos voadores! E naquele em que ele ia ajudar os moradores de uma casa em que os móveis e as paredes saiam voando por causa do extrato de energia volátil.

Idolatrava os vilões mais bizarros como o Abominável homem das neves, o Tripa Seca, Almôndega, Quase Nada , Polcas Trancas, Racha Cuca, Mão Negra e o Porca Solta, um louco perigoso que fugiu do manicômio.

E cantava horrores com o Chaves: que bonita sua roupa, que roupinha mutio louca, nela é tudo remendado, não vale nenhum centavo, mas agrada a quem olhar...".














E continuando na televisão, uma série de desenhos tornava minhas manhãs muito mais animadas...Thundercats, Power Rangers, Caverna o Dragão, Tartarugas Ninja, Cavaleiro dos Zodíacos, Ursinhos Carinhosos (Ó que meigo), Smurfs, He-Man, Pica Pau, Tom e Jerry, Cavalo de fogo, DuckTales Os caçadores de Aventura, Pernalonga, Muppet Babies que era tão lindo...entre outros que eu devo estar esquecendo....eram tantos.. Que saudades!










Haaaaa, O Fantástico mundo de Bob, O Mundo da Lua e Castelo RA TIM BUM. E claro, "♪♪♪...Ele é um colosso, e eu não largo o osso, e de dono já virei fã..♪♪", nunca poderia esquecer dos meus momentos divertidos em frente a televisão na companhia de toda TV Colosso.

E a noite adorava assitir também Glub-Glub, X-Tudo e claro, a inesquecível PROFESSORA HELENA na novela infantil Carrossel. Eu não perdia nenhum capítulo e minha personagem favorita era a Maria Joaquina e o Sirílo.




Embarque nesse carrossel onde o mundo é um faz de conta e a terra é quase céu ♪♪♪


E pra embalar o rítmo desta infância tão feliz que tive, foi ao som de nada mais, nada menos que TRÊM DA ALEGRIA, BALÃO MÁGICO, e seguido SANDY JUNIOR já nos anos 93 a 96 quando eu já tinha 10 anos. Minha infância chegava ao fim.

Eu me emociono quando escuto Trêm da Alegria. Nada vai superar esse tempo, essa magia, e me sinto tão feliz de relembrar essa época, de ter vivido esse momento e a saudade aqui é boa. Acho que a melhor infância foi a do século 20, foi sim , com certeza 80 e 90. E ninguém póde negar que foram as décadas da criançada. E se eu estiver esquecendo de algo, veja o vídeo que é um complemento para este post. Abraço a todos.











UMA MUSICA QUE EU ADORO: Pra vê se cola - Trêm da Alegria



29 comentários:

  1. Caverna do Dragão, Punky e Chaves são os melhores!
    Já o Carrosel eu só lembro da música.
    E eu sempre detestei a xuxa.

    Excelente post, de verdade! Bons momentos eu passei na minha infância.
    \o/

    ResponderExcluir
  2. Mininuuu
    esse post eu viajei lendo seu post...
    mas vamos começar do começo..
    eu andava demais de bicicleta, caia, chorava depois ia denovo andarr e andava de patins rosa(já um indício) adorava demaisss.
    Quanto aos brinquedos eu tive a mola, tive muitos lego, bonecos como: He- man, esqueleto, cyclop do he-man, gato guerreiro e muitos cavaleiros do zodiaco quase todos os cavaleiros de ouro ai aiii era tão bom
    assistia jaspion, changeman, patrine e flashman....e todos esses q vc falou no post tb
    hehehehehehheheh
    e carrossel era fantasticoo demaiss eu chorava tanto que soluçava assistindo, odiava a maria joaquina, amei quando o cirilo quanhou uma bola autografada pelo pelé!!
    heheheheheh
    e outra assistia tb muito era "anos incríveis" com o Kevin Arnold e sua infancia tão atribulada!!
    adorei mesmo o post
    viajei totall
    tive uma infancia muito boa, alem de tudo q eu fazia q falei acima eu tb corria na rua e brincava demais, eu so era muito chorãoo
    mas isso é outra históriaa
    hehehehheheheh
    abraçooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Dand!!! Td bem???

    Nossa, acho que temos praticamente a mesma idade porque tudo que vc disse aí eu relembrei. Tem muita coisa que eu nem lebrava mais, mas depois que vc falou... Meu deus!!! O chocolate da turma da mônica foi o melhor!!! Comia muito tb. E nem sabia mais que as crianças de hj em dia não brincam mais de Lego, era a melhor coisa que tinha! Era viciado em Lego tb e sempre pedia pros meus pais comprarem mais e mais... rs. A única coisa que não gostava era Chapolin, não via graça. Mas adora Chaves, Carrosel, Xuxa... hehehhe...

    Grande abraço!

    Eros

    ResponderExcluir
  4. Amiiigo, voltei no tempo com seu post! *-*
    Como eu me divertia quando criança... Só ficava na rua, minha rua era agitadassa!! Ô saudade!
    Chaves foi um grande marco pra mim.. eu amoo de verdade! Carrossel eu não perdiia! *-----*

    Adoreei relembrar td isso amigo! ♥
    Realmente relembrar é viver!

    Parebéns!

    ResponderExcluir
  5. hehehe ... super legal ... nesta época minha vida já corria longe mas claro que tb tenho as minhas recordações ... uma hora eu tb vou contar ... hehehe ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Oi Dan, tudo bem?
    Menino, tu voltou no tempo mesmo heim? rsrsrs
    Gente, eu brincava muito na rua, de dia e noite, kkkkkkkkkkkk, toda hora mainha chegava na janela e me mandava entrar e eu "tô indo mainha" sempre enrolando mais um pouquinho kkkkkkkkkkkkk
    De todos os programas o q eu DETESTO, não suporto de forma alguma é Chaves, são insuportáveis eles, rsrs.
    Os outros adorava, as vezes tenho aqueles momentos de nostalgia e meio q assito de novo na cultura alguns deles, rsrs
    Bjo
    :)

    ResponderExcluir
  7. Olhaa, nasci em 93, então peguei o finalzinho dessa fase, mas ainda me considero privilegiada, eu já estava bem grandinha quando os computadores se popularizaram e quando surgiram os playstations para ridicularizar o Mário bross.
    Essa bíblia da tua infância tem mesmo gostinho de saudade!
    Adorei! :*

    ResponderExcluir
  8. Surtei com o post. Mundo da Lua...nossa...eu adorava...O chocolate da turma da Mônica pra mim então....que adorava ler revistinhas em quadrinho...Xuxa, Sandy e Junior, Thunder, thunder, thunder, thunder catssssssssssssss, eu era fã!!!!
    EU ADOREI O POST. FIQUEI EXTREMAMENTE EUFÓRICO COM AS RECORDAÇÕES!
    Amei! Memória de elefante você tem, amigo. Forte abraço...

    ResponderExcluir
  9. Momento nostalgia no seu blog!
    adorei seu post, me fez lembrar muita coisa!

    bjuus

    ResponderExcluir
  10. pelo jeito temos a mesma idade!

    ResponderExcluir
  11. Querido Dand:

    Nossa agora foi a viagem ao tempo perdido..hahahaha.Realmente estas coisas marcaram muitoooo minha infãncia. Eu amava Lego,Comandos em Ação,Chaves,SuperVicky,Casal20,Dallas,Sheha,Heman,adorava Jogo da Vida,Detetive,Atari(rs) adorava ser criança. Obrigado pelo post, me fez voltar no tempo...bjss e linda semana.

    ResponderExcluir
  12. oieeeeeeeeeeeeeeeeeeee Dantitu cara vc mandou mt mais mt bem nesse post Punk a levada da Breka, chaves cara arrazohh..
    incrivel assisto chaves att hj (qndu dá claro) raramenti rsrs... e morru di tantu ri é incrivel rsrs....
    vc arazohhh fez uma bela peskisa di campo em gatuhh razzohh nem
    rssrsrsrs rsrs.....

    sobre seu comentisss bonitu e bom rsrs... vc é incrivel acrecenta ai na frase bonitaum rsr...

    aplausos pro meu gatuhh ki mandou bem att di+++ ness post

    te adooooooooooooooooooooooooro a cada dia +++

    bjússsssssssssssssssss millllllllllllllllll

    Lena

    ResponderExcluir
  13. Olá meu querido
    "Recordar é viver", sou mais velho que você (só um pouquinho rsrsrsrs), mas muitas das suas lembranças, também me lembro, embora não tenha curtido. Seu post está completo. Parabéns.
    Obrigado pelo carinho deixado no meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ah, para, Dand! Eu sempre me acho velho quando vejo essas coisas.. haha! Chocolate da mônica, gente, eu comia! HAha, Power Rangers, Cavaleiros dos Zodíaco, Castelo Rá-Tim-Bum, meo deos!

    ~É sempre bom recordar né.. porque recordar é viver ;)

    ~Obrigado pelo comentário no meu blog... e relaxa tá, porque aquilo tudo é fictício, eu não falei aquilo, tudo foi idealizado. Senão daqui a pouco você está bravo comigo a troco de banana, rs.

    *DB*

    ResponderExcluir
  15. Poh com certeza essa foi a melhor epoca mesmo, nao tem infancia melhor doque a que tivemos mesmo!
    Todas as brincadeiras eram otimas, nao tinha nada de tecnologia pra deixar as crianças dentro de casa, e nem era tao perigoso ficar na rua neh, ates era mto trankilo nao tinha perigo nenhum mesmo! era perfeito..

    Cara eu lembro de tudo isso que falo ai, tamaguchi era todo mundo da sala com akilo apitando neh, e chips pra ter os tazos nem fala, so comprava por causa do tazo mesmo! ahauahuah

    As musicas eram otimas tbm, cresci escutando Sandy e Junior. E os desenhos eram mto melhores que os de hoje em dia!

    Cara, nada a declarar sobre o video, eh otimo!
    A musica e mto da epoca de quando eramos crianças mesmo.
    Adorei mto o post.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  16. Oi Dan, vctá bem?
    Menino tinha esquecido de falar da molinha, kkkkkkkkkkkk
    Eu adorava ela, achava o máximo ficar brincando com ela na escada, kkkkkkkkkkkk
    Então Dan, eu ñ só detestava, como ainda detesto Chaves, acho um porre, uma tortura psicológica imensa. Acho q tá no mesmo patamar de Barney e cia, kkkkkkk

    Bjo
    :)

    ResponderExcluir
  17. Amigo sumido e especial, vc tem nos abandonado né?
    Tá bom!!?
    Mas enfim quando as idades são parecidas e naquele tempo que como crianças a gente não tinha msn, orkut, blog, twiitter e tals nossa diversão foram essas. Eu simplesmente adorei esse flasback. Que lindo que vc me proporcionou para e lembrar com saudade e lágrimas nos olhos de alguns fatos e brincadeiras. Saudade é essa coisa bonita que o tempo arrancou de nós e nada pode trazer de volta do mesmo modo como era antes.
    Bju com saudade.

    ResponderExcluir
  18. Seu desejo é uma ordem mano! Acabei de atualizar hahaha

    E oh, Master System *_* Eu adorava Sonic e Alex Kidd HAHAHAHA E jogava tbm Super Nintendo (Mário Bros é um classico )! brincadeiras de rua tbm eram comigo mesmo, acho q ainda sou hiperativo até hj kkkk zuera
    E gradiente? Cara maluca? mano pirei aqui com esse seu post
    Chaves, Chapolin eu assisto até hj kkk isso é básico neh

    Ra tim Bum, Glub Glub, etc eu assistia mto kkk
    Assitia tbm Chiquititas e Pokemon, que foram fenomenos, nao sei se vc chegou a ver isso
    hahahahahaa

    Eu tbm tinha escrito um post semelhante a esse seu, desenterrando essas reliquias dos anos 80 e 90. Foi o post de 12 de outubro passado.
    QQ dia desse se tiver mais uma postagem coletiva a gente pode falar sobre isso de novo neh kkk

    abraço Dand fui

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por passar no meu blog também!
    To te seguindo também :D

    Pois é, peguei pouco mas ainda deu pra ter o privilégio de ser mesmo criança, de brincar de verdade!
    :*

    ResponderExcluir
  20. Caraca que viagem legal eu pude fizar de volta a algumas fases de minha infância. A verdade é que alguns anos atrás nossa infância era melhor aproveitada né?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Dan, como esta???
    é faculdade voltou e a correria tmb, sem contar com a pitada de ralaçao,mas é assim ne...

    Puts que viajei que vc me fez passar...
    sempregostei desses desenhos, quem nunca gostou de de Capitao Planeta, ursinhos carinhosos, Doug, Punk, Bob, sempre serao inesqueciveis.
    E a nossa rainha dos baixinhos esperava sempre ela entrar ao ar...heheh quando ainda era xuxa park, as vezes a saudade vem...
    O PENSE BEM...hhaha o meu ta aqui ate hoje e funcionando com o livro do seninha...massa demais os tempos que infelizmente nao voltam mais atras....

    E o seu foi cheio de coisa ne....um coisa que não esqueçoé meu super nintendo...o jogo donkey kong, mario, sonic tmb gostava demais...

    mas recordar sempre é bom....par mostrar o que a juventude de hoje perde..apesar que ainda somos novos....

    haa tem msn Dan?
    abraçao

    Phil

    ResponderExcluir
  22. Aplausos!!! Muito bom esse teu post e esse resgate, menino! E me diz uma coisa: onde tu andavas que sumiu?! A Vaca sentiu tua falta, tchê!!! Hehehe!!!! Hugz!

    ResponderExcluir
  23. Tirando a Xuxa eu adorava todas essas coisas, e aquela mola colorida? Aff.. brincava de mais com aquilo e com os brinquedos do Chaves.
    Não sei se você brincava com uma gosma verde gelada... bom.. rsrsrsrs... era legal.
    Post Massa @@.

    ResponderExcluir
  24. acho que dai eu so nao curtia mesmo sandy e junior, xuxa, trem da alegria e balao magico de resto eu vi tudo . mas curtia mesmo era as aventuras de tintin

    ResponderExcluir
  25. Eu não tive uma infância muito feliz nos anos 90. Tenho 17 anos agora, e acho que ser criança hoje em dia, em frente ao PC, chorando por causa da solidão e seguindo modinhas imbecis é o início da coisa que eu mais espero: o fim da humanidade.

    Mau, né? Eu sei. HAUHAUAHUHAUAH Vou seguir.

    ResponderExcluir
  26. Punky é maravilhosa.... Chaves então?!? Eu fico rindo até hoje.
    Turrma do Balao Magico... ai ai qro voltar a ser criança.

    Pela primeira vez aqui, gostei... to te add.

    abs

    ResponderExcluir
  27. Peloamordavacajerseyguritinhosodepressãobaixa!!!! Morra não, por favor. A Vaca quer te ensinar um monte de coisa ainda... hehehehehe!!!!!! Cuide-se e não suma [e não se enrole] demais!! Hugzzzzzzz!!!!

    ResponderExcluir
  28. lá na blogosfera no figura220, na lateral, tem o link do blog 'você se lembra?' que é só sobre anos 80. eu colaboro com eles no tema 'vitrola'. dá uma olhada depois.

    ResponderExcluir
  29. Quase chorei... hehhe
    Sou de 86 e vivi muito do que você relatou no teu post. Parabéns;... heheh Muito 1000 ou melhor;;;1990!

    ResponderExcluir

Recomeçar

Recomeçar uma nova vida não é uma tarefa fácil. É necessário se despir de tudo que passou, de tudo que foi vivido, seja no amor, no traba...